68 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS EM SAÚDE MENTAL. 78 ANOS DE FUNDAÇÃO.
CAPS-ADII:(16)3615-3336 ADM:(16)969-4002
68 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS EM SAÚDE MENTAL. 78 ANOS DE FUNDAÇÃO.
CAPS-ADII:(16)3615-3336 ADM:(16)969-4002
PRESIDENTE:
OSMAR APARECIDO MADALENA
VICE-PRESIDENTE:
VERA LÚCIA ALVES GOMES DE CARVALHO
1º SECRETÁRIO:
LINCOLN MARCELO FIORI
2º SECRETÁRIO:
LUÍZ ANTÔNIO CAICHE
1º TESOUREIRO:
GERALDO VALADARES
2º TESOUREIRO:
MARLI FIORI
DIRETOR DE PATRIMÔNIO:
MAURO DE CASTRO FREITAS
DIRETOR DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS:
WILSON MESTRINER JÚNIOR
CONSELHEIROS FISCAIS TITULARES:
ANA LÚCIA CAMPOZANA PINTO
ANDRÉ LUIZ COSTA PAIZ
ANDRÉA PILEGGI PALOCCI
CONSELHEIROS FISCAIS SUPLENTES:
ÂNGELO HENRIQUE PILEGGI PALOCCI
NÉLIA NERY PATERNO
TONILZA CRISTINA MACEDO VALADARES
TODOS OS DIRETORES EXECUTIVOS E CONSELHEIROS FISCAIS SÃO ASSOCIADOS EFETIVOS, QUE EXERCEM SEUS CARGOS DE FORMA TOTALMENTE VOLUNTÁRIA, ALÉM DE SEREM MEMBROS DO GRUPO DE VOLUNTÁRIOS VÓ ESTEPHÂNIA, ATUANDO TAMBÉM, ATIVAMENTE, EM EVENTOS E CAMPANHAS, PARA ARRECADAR FUNDOS PARA A ASSOCIAÇÃO.
Nossa Associação nasceu graças ao trabalho de um grupo de pessoas, que alimentavam o sonho de oferecer à comunidade um hospital especializado na área da Saúde Mental, sem as características de um “manicômio”, mas sim oferecendo um tratamento humano inspirado na filosofia espírita cristã, com a finalidade de prestar atendimento a pessoas carentes, cronificadas e institucionalizadas.
Em 08/02/1946é fundada a Sociedade Espírita Vicente de Paulo - Pró construção do Sanatório Espírita Vicente de Paulo e em 15/07/1956 é inaugurado o Hospital Psiquiátrico Sanatório Espírita Vicente de Paulo, com a primeira internação. Por décadas o hospital prestou atendimentos psiquiátricos à pacientes psicóticos, privilegiando a assistência à pacientes com crises agudas, chegando a possuir, na década de 70, quase 200 leitos. O Hospital fazia parte do Sistema Único de Saúde - SUS. No ano de 1994 uma, de suas duas alas, é fechada, passando a funcionar com apenas uma, para 54 internos.
Em agosto de 1996, na ala desativada, inauguramos o primeiro e único NAPS-F (Núcleo de Atenção Psicossocial – Farmacodependentes), do município de Ribeirão Preto, atual CAPS-adII – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas. O NAPS-F foi montado e supervisionado, durante alguns anos, pelo PROAD (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes - UNIFESP). O Serviço trabalha de portas abertas, sem necessidade de agendamentos ou encaminhamentos, atendendo aos usuários, do SUS, que fazem uso de álcool e outras drogas e familiares, residentes no município de Ribeirão Preto. O tratamento prima pela voluntariedade do paciente, que é recebido para atendimentos ambulatoriais em semi internações, às segundas e quartas-feiras, das 08:00 às 21:00, e às terças, quintas e sextas-feiras, das 08:00 às 18:00. O CAPS-adII trabalha com atendimentos individuais, grupais e em oficinas terapêuticas.
Em 23/12/1998é inaugurada a “Vila Terapêutica”, com o lema: - “Só há liberdade quando se ama conscientemente”. Na Vila, foi criado um laboratório de treinamento, para iniciar a ressocialização dos pacientes internos, no Sanatório. Em 2003 o Hospital Psiquiátrico passa pela avaliação do PNASH (Programa Nacional de Avaliação dos Serviços Hospitalares), e, como já vinha trabalhando a desospitalização, não atingiu a pontuação necessária para continuar como hospital, então começa a fechar seus leitos, transferindo seus pacientes; parte desses, (diagnosticados como crônicos) e com baixa autonomia para viverem fora do hospital, é transferida para o Hospital Santa Tereza, no mesmo município. Ainda em 2003, como a Associação já tinha grande conhecimento e prática na ressocialização de pacientes institucionalizados, e com a nova portaria do Ministério da Saúde Nº 106 de 11/02/2000, que criou os Serviços Residenciais terapêuticos, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto firma um convênio com o Sanatório, para a criação do “Serviço Residencial Terapêutico de Ribeirão Preto”.
Em 25/11/2003a Associação loca a primeira casa, no município, e implanta, o único, Serviço Residencial Terapêutico de Ribeirão Preto, recebendo pacientes institucionalizados, com alta hospitalar, que viviam no Hospital Santa Tereza. O serviço de Residências Terapêuticas chega a manter, 8 casas, para 40 moradores, entre os anos de 2008 e 2013. Em 23/12/2011 o Ministério da Saúde cria a portaria Nº 3.090, que estabelece as novas regras para os Serviços Residências Tipo-I e cria os Serviços Residências Tipo-II. Sempre seguindo as portarias ministeriais a Entidade começa a buscar subsídios para poder criar, também, o Serviço Residencial Terapêutico do Tipo II. Em 06/03/2013 o Sanatório firma um Termo de Cooperação Financeira com a Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, que começa a transferir recursos financeiros, para transformação da antiga “Vila Terapêutica” em residências adaptadas, segundo a portaria Nº 3.090.
No dia 15/05/2014são inauguradas as 02 primeiras residências terapêuticas do Tipo-II, no município, tendo hoje, o serviço, 04 casas, que abrigam 36 pessoas, assistidas por 24 horas, diárias, por equipe composta por cuidadores diurnos, noturnos, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e nutricionista.
A Associação, que outrora manteve um grande hospital psiquiátrico, de 1956 até 2003, gere hoje, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, através da secretaria Municipal da Saúde, dois serviços da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), do SUS, no município de Ribeirão Preto - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS-adII; - Serviço Residencial Terapêutico – Tipo II.
Nossa Associação é gerida por uma Diretoria Executiva, composta de 08 diretores e 5 membros do Conselho Fiscal, todos associados que prestam serviços de forma voluntária, liderados pelo Presidente, Sr. Osmar Aparecido Madalena e pela Vice-presidente, Sra. Vera Lúcia Alves Gomes de Carvalho. Mantemos um corpo de voluntários, que arrecadam recursos para os serviços prestados e ainda assistem estes serviços, em diversas atividades. Possuímos, além das equipes técnicas, de cada serviço, uma equipe de Nutrição e Dietética, que prepara, todos os dias, todas as refeições para os pacientes e moradores dos Serviços, além da equipe de Administração e Recursos Humanos, que gerem todos os departamentos da Associação. Em 2024 o Vicente de Paulo comemora seus 78 anos de fundação, 68 anos de atividades ininterruptas, 28 anos do CAPS-adII e 21 anos do Serviço Residencial Terapêutico.
À parte dos serviços prestados aos SUS, nossa Associação mantém, desde 15/07/1968, criado pelos fundadores da Associação, o Salão de Preces, onde funciona o Centro Espírita Vicente de Paulo, com passes, estudos do evangelho, estudos de mediunidade e palestras.
O SANATÓRIO ESPÍRITA VICENTE DE PAULO, ou Vicente de Paulo, é uma OSC, Organização da Sociedade Civil, Sem Fins Lucrativos, com sede à Rua Pará, 1.280, no bairro do Ipiranga, no Município de Ribeirão Preto, São Paulo, inscrita sob o CNPJ 55.991.954/0001-03.
O Sanatório é mantido por uma incrível equipe de voluntários, chamada GRUPO DE VOLUNTÁRIOS VÓ ESTEPHÂNIA, em homenagem a nossa querida fundadora. Esta equipe se distribui assumindo os mais diversos eventos, em prol da Associação. Nossa equipe é especialista na realização de eventos como: jantares, almoços, festas juninas, campanhas das pizzas, doces, massas e etc. NOSSOS PRECISOS VOLUNTÁRIOS NUNCA MEDEM ESFORÇOS EM PROL DO PRÓXIMO!
Para ser um voluntário basta procurar a administração da Associação ou buscar o auxílio de um de nossos voluntários. Interessados podem vir pessoalmente na Rua Pará, 1.280 - Ipiranga ou entrar em contato pelo Tel (16) 3969-4002, e falar com Nilva.
Assista a este vídeo incrível
Copyright © 2024 SANATÓRIO ESPÍRITA VICENTE DE PAULO – Todos os direitos reservados.
Rua Pará, 1.280, Ipiranga, Ribeirão Preto - SP - CEP. 14.060-440
Desenvolvido por GoDaddy